quinta-feira, 2 de abril de 2009

Maestro Artur Pinho

Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Aveiro, onde concluiu o curso de Formação Musical, em 1992. Frequentou pela primeira vez, em 1989, o Curso de Direcção Coral em Sines, com os professores Anton de Beer e Edgar Saramago, continuando, desde a altura a trabalhar assiduamente com este último. Prosseguindo a sua frequência em vários outros cursos, tanto em Portugal como em Espanha, trabalhou ainda com os professores J. Roos, Vianey da Cruz, Peppe Prates, José Luís Borges Coelho, Ivo Cruz e Mário Mateus.
Em 1993, em regime de curso livre, estudou Direcção de Orquestra, na escola Metropolitana de Lisboa. Ainda no decorrer do mesmo ano organizou e dirigiu a obra Magnificat, de J.S.Bach, com o coro do Conservatório de Aveiro e a Orquestra de Jovens das Escolas de Música do país.
De Dezembro de 1999, a Janeiro de 2006, foi maestro do Orfeon Académico de Coimbra. Em 1999, concluiu o curso de prática coral na Escola Profissional de Música do Porto. Em 2000, grava com o Orfeão Universitário de Aveiro a obra Magnificat de Vivaldi. Como maestro convidado dirige a Orquestra clássica do Centro, a orquestra e coro da Fundação Conservatório Superior de Música de Gaia, a Orquestra da Escola Profissional de Música de Mirandela, a Orquestra do Norte e a Filarmonia das Beiras.
Licenciado em Direcção Musical pela Fundação Conservatório Superior de Música de Gaia, sob a orientação do Maestro Mário Mateus. Ministra vários cursos de Direcção Coral em Portugal e em Espanha. Presentemente é mestrando na Universidade de Aveiro, em Direcção. É Director Artístico e sócio fundador da Associação Ecos do Passado.
Dirige o Orfeon Académico de Coimbra desde Outubro de 2008.

Site oficial - www.maestroarturpinho.com