No próximo fim-de-semana (18,19 e 20 de Dezembro) o Orfeon Académico de Coimbra vai realizar mais uma digressão. Os pontos de paragem serão Braga e Baiona (Vigo). O programa de concertos segue abaixo.
Dia 18
Concertos "Ciclo da Natividade" - Orfeon Académico de Coimbra, Coro Académico da Universidade do Minho e Coro do Colégio do Rosário (Porto)
Hora: 21h30
Local: Sé Catedral de Braga
Dia 19:
XXI Festival de Polifonía e de Panxoliñas
Hora: 20h00
Local:Excolexiata Sta. María de Baiona - Baiona (Vigo)
No próximo fim de semana (11, 12, 13 de Dezembro) O Orfeon Académico de Coimbra e a Orquestra Clássica do Centro vão realizar três concertos da Oratória de Natal "O Messias" de G.F. Handel.
Dia 11 (21h00) Casa da Ínsua - Penalva do Castelo Org: Câmara Municipal de Penalva do Castelo
Dia 12 (21h30) Convento de Stª Clara-a-Nova (Igreja da Rainha Santa) - Coimbra Org: Fratival de Música de Coimbra
Dia 13 (18h) Cine-Teatro - Penedono org: Câmara Municipal do Penedono
Os solistas serão os mesmos que actuaram connosco na Sé velha à excepção do Barítono Job Tomé. Irá reger os concertos o Maestro do OAC, Artur Pinho
A Igreja da Sé Velha foi pequena para acolher as dezenas de pessoas que aí se deslocaram para o Concerto "Anúncio de Natal", realizada pela paróquia da mesma. O OAC e a Orquestra Filarmonia das Beiras foram os convidados para executar a oratória de Natal "O Messias" de GF Handel. Os solistas convidados foram: Carolina Raposo (Soprano) Alexandra Calado (Contralto) João Cipriano Martins (Tenor) e Nuno Dias (Baixo). A direcção artística ficou a cargo do maestro do OAC, Artur Pinho.
"Estreou-se a 7 de Dezembro do mesmo ano (1880) no Teatro Académico Príncipe Real, em Coimbra, por ocasião das comemorações do tricentenário da morte de Camões, com o nome Sociedade Choral do Orpheon Académico. O espírito republicano que presidiu às referidas comemorações (a que aderiram nomes como Teófilo Braga e Antero de Quental) foi imbuído de todo um culto que ofereceu ao recém-criado Orfeon a oportunidade de se projectar. Preocupado em trazer a público autores contemporâneos, João Arroyo, com uma visão inovadora, mostrou pela primeira vez em Portugal a grandiosa música de Wagner."
(in, Síntese Histórica do OAC)
No passado dia 7 de Dezembro, a Igreja de S. José (Coimbra) acolheu mais uma vez o aniversário da primeira apresentação pública do O.A.C. É de realçar que este concerto marcou também o início das comemorações do 130º Aniversário do OAC que se prolongarão até ao dia 7 de de Dezembro do próximo ano.
Associaram-se a esta iniciativa o Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) e o Coro do Colégio do Rosário (Porto), acompanhados ao órgão por Rui Soares. Este concerto encontra-se integrado no Ciclo da Natividade que se realiza nas cidades que acolhem os três coros (7/12 Coimbra, 18/12 Braga e 08/01 Porto).
No final do concerto realizou-se nas Cantinas Verdes um jantar de confraternização entre todos os participantes, onde se sopraram as velas de 129 anos de história.
O Orfeon agradece a todos os presentes, a todos os orfeonistas, aos Serviços de Accção Social da UC, à Reitoria da UC, à Região de Turismo do Centro, ao IPJ e a todas as entidades que sempre nos têm ajudado de alguma forma ao nosso sucesso. Um especial agradecimento à paroquia de S. José na pessoa do Pe. João que sempre se disponibilizou para colaborar nas actividades desenvolvidas pelo Orfeon naquele espaço.
No próximo sábado, dia 5 de Dezembro, o Orfeon Académico de Coimbra, em conjunto com a Orquestra Filarmonia das Beiras, irá interpretar alguns coros do Messiah, de Händel, em Fronteira. O espectáculo será às 18h. (hora de saída de Coimbra: 12h30)
Orfeonistas: o ensaio de sexta (dia 4) será em Aveiro, com a Orquestra Filarmonia das Beiras. Hora de saída de Coimbra para o ensaio em Aveiro: 18h45.
No próximo dia 25 de Novembro (Quarta-feira), o Orfeon Académico de Coimbra irá, em colaboração com a Associação Académica da Universidade de Aveiro, actuar em Aveiro.
O local de realização deste concerto ainda não está definido, sendo a hora de início às 21h30.
Nos últimos anos, o Orfeon tem sofrido pela diminuição de interesse que a comunidade estudantil cada vez mais demonstra pelos organismos e secções da Associação Académica de Coimbra. No nosso entender, a única forma de o combater é transformando aquilo que muitos consideram “desperdício de tempo” em tempo útil. Neste sentido, pretendemos que o Orfeon, para além do papel que já tem no desenvolvimento pessoal de cada um, se torne num espaço de constante aprendizagem e formação ao nível da música e canto. A criação da Escola de Canto do Orfeon Académico de Coimbra foi o primeiro passo para a concretização desse objectivo. Este ano, pretendemos que esta se afirme na cidade de Coimbra como local de formação em Canto, por excelência.
Outro dos nossos objectivos prende-se com a divulgação do Orfeon. Assim, delineámos uma série de estratégias, não só na angariação de novos sócios mas também para obtermos o reconhecimento do nosso trabalho na Cidade e no País.
A nível artístico, em colaboração com o nosso Maestro Artur Pinho, projectámos uma série de espectáculos. Para além da interpretação do Messias de Händel, pretendemos este ano, criar espectáculos inovadores do OAC com a possível participação de grupos de teatro e coreógrafos. Para isso, iremos precisar da ajuda de todos os Orfeonistas na projecção e execução destas iniciativas.
Consideramos que o bem-estar dos Orfeonistas e um bom espírito de grupo são fundamentais para o bom funcionamento do Orfeon. Assim, propomo-nos a realizar algumas actividades de lazer para Orfeonistas e amigos.
À semelhança do que se tem feito em anos anteriores, pretendemos, este ano, chegar junto da população mais necessitada e, através de uma série de iniciativas, queremos criar um Orfeon Solidário.
Em 2010 o Orfeon comemora 130 anos de existência. Para a comemoração deste marco, o pretendemos realizar 130 actividades, de 7 de Dezembro de 2009 a 7 de Dezembro de 2010. Será assim o ano que se avizinha, espelhado em 130 momentos de música, palestras, debates, exposições...
Queremos ver o Orfeon crescer e atingir novas metas. Para isso, é indispensável a colaboração, empenho e confiança de todos os Orfeonistas no trabalho que pretendemos realizar.
Para nós, o Orfeon é como uma família cujo nome queremos sempre continuar a honrar. Para os que ainda não o sentem, esperamos que venham a sentir o Orfeon como nós, para juntos conseguirmos levá-lo mais longe.
Horários:
Expedientes:
De 2ª a 6ª Feira: 15h-18h
Ensaios:
2ª feira :
- Parcial de Tenores e Baixos: 20h30 - 21h20
- Geral: 21h30 - 22h30 / 22h40 - 23h30
4ª feira:
- Parcial de Sopranos e Contraltos: 20h30 - 21h20
- Geral: 21h30 - 22h30 / 22h40 - 23h30
Por considerarmos que o poder económico não deve seleccionar os Orfeonistas, a quota para o ano artístico 2009/10 é de ZERO euros.
Actividades:
Formação:
- Realização de fins-de-semana de trabalho para preparação de repertório.
- Escola de Canto do Orfeon Académico de Coimbra:
- Curso de Canto de longa duração. (Maestro Artur Pinho e Solista Joana Valente - Inscrições Abertas)
- Curso de Técnica Vocal (Professor Vianey da Cruz - Novembro e Abril)
- Curso “Falar em publico/ Técnicas de comunicação” (Professor Miguel Martins – Março)
- Curso de Direcção Coral (Maestro Artur Pinho – Março)
Divulgação:
- Merchandising (em curso).
- Noticiar todas as actividades do Orfeon através dos nossos círculos na internet, para a cidade, através da comunicação social, e para a comunidade estudantil, através do jornal, rádio e televisão da AAC.
- Campanha de divulgação para angariação de novos sócios.
- Divulgação do “Portfólio de Apresentação do OAC” para todas as autarquias e empresas possivelmente interessadas.
- Pequenos concertos do Orfeon em locais estratégicos.
Espectáculos:
- Comemoração do 122º aniversário da AAC (já realizado).
- Concertos em instituições de solidariedade social (um deles já realizado na Instituição Fernão Mendes Pinto).
- Messias de Händel (5 concertos já agendados em Dezembro e Janeiro).
- Organização, em colaboração com um coro do Porto, de Braga e uma Orquestra do Porto, de três concertos conjuntos nas três cidades. (agendados em Dezembro e Janeiro).
- Digressão a Braga e Vigo (agendada para Dezembro).
- Espectáculo de Homenagem a Zeca Afonso em colaboração com a Associação José Afonso.
- Montagem de um espectáculo de cartaz do OAC com interacção das vertentes de som e imagem.
- Montagem de um espectáculo com o tema “A música e a implantação da República” (agendado para Março - Semana Cultural da UC).
Lazer:
- Realização de convívios de Natal, Carnaval e Páscoa.
- Participação numa prova de Karts.
Orfeon Solidário:
- Realização de concertos em Instituições de solidariedade social.
- Recolha de roupa, comida e brinquedos para oferecer a instituições de caridade.
130º Aniversário do OAC:
- Concerto de comemoração do 129º aniversário e de início das comemorações dos 130 anos (7 de Dezembro de 2009)
- Abertura ao público da Sala Museu do OAC
- Palestras e debates com oradores convidados
- Gravação e lançamento de um CD
- Gala do 130º Aniversário e encerramento das comemorações dos 130 anos (7 de Dezembro de 2010)
Conclusão:
São estes os projectos que esta Direcção se propõem a realizar. Conscientes da complexidade deste plano, contamos com a colaboração de todos para a sua realização.
Saudações Orfeónicas
O Conselho Directivo do Orfeon Académico de Coimbra
Irá ser realizada mais uma edição da Festa das Latas, a decorrer de 21 a 28 de Outubro de 2009. O Orfeon Académico de Coimbra vai estar encerrado de 26 a 28 de Outubro pelo que os ensaios de 2ª e 4ª feira não se irão realizar!!
Aproveitamos para desejar a todos os Orfeonistas uma óptima latada e não se esqueçam de se inscrever no tradicional jantar do O.A.C. (mais informações para breve)!!!
Tomaram posse, ontem, dia 16 de Outubro, os Corpos Gerentes do Orfeon Académico de Coimbra, para o ano artístico 2009/2010.
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS Presidente: Nuno José Barradas Ferrão Viegas Sequeira 1º Secretário: Pedro Miguel Borges Lopes 2º Secretário: Adelaide João Silva Machado
CONSELHO DIRECTIVO Presidente: Cristina Fernandes Seabra Santos Vice-Presidente: Joana Filipa Silva Fernandes Carreira Tesoureiro: Ana Rita Cruz Rosa Vogal: Filipe Manuel Brás Tralhão Vogal: André João Domingues Fuseiro Simões Caiado Vogal: Márcia Filipa Gaspar Soares Vogal: Gonçalo Miguel Melo Ribeiro
CONSELHO FISCAL Presidente: António José Marques Mota 1º Secretário: João Manuel Vaz Santos 2º Secretário: Paulo Jorge Gomes de Carvalho Santana e Silva
Na próxima sexta-feira, dia 16 de Outubro, irão começar os ensaios à sexta-feira (21h30-23h30), para a preparação dos concertos do Messias, agendados para os meses de Dezembro e Janeiro - ver na Agenda Orfeónica. Para estes ensaios, pretendemos ter o maior número de orfeonistas possível. Por isso, convidamos todos aqueles que já passaram pelo Orfeon (aqueles a quem carinhosamente chamamos "velhos") a juntarem-se ao Orfeon actual na realização deste projecto.
Excepcionalmente, este ensaio será das 20h30 às 22h30, uma vez que às 23h será a tomada de posse dos novos Corpos Gerentes do OAC, na sala Nobre do Orfeon Académico de Coimbra.
No final da tomada de posse, haverá um convívio na sala de ensaios Raposo Marques para todos os Orfeonistas e amigos!
Na próxima segunda-feira, dia 5 de Outubro, o Orfeon irá actuar no concerto de encerramento do Curso de Direcção Coral, que está a decorrer este fim-de-semana, no âmbito da Escola de Canto do Orfeon Académico de Coimbra.
O concerto será no Pavilhão Centro de Portugal, às 17h.
Depois do concerto, haverá jantar (local e preço a confirmar), por voltas das 20h30. As inscrições para o jantar podem ser feitas por email, telefone ou junto de um elemento da Direcção. Estará também afixada, na sala de ensaios do Orfeon, uma folha de inscrições.
Como sabem, a Escola de Canto do Orfeon Académico de Coimbra está a organizar mais um Curso de Direcção Coral, que decorrerá de 2 a 5 de Outubro de 2009. Este ano, como em anos anteriores, o Orfeon será o coro piloto para os alunos do curso. Tendo em conta que fazem parte do repertório peças como Jesus Christ Superstar e alguns coros do Messias, contamos com a colaboração de todos para integrar o coro. É muito importante a vossa participação nesta iniciativa.
Os ensaios serão nos seguintes horários: Dia 2 (sexta-feira): das 20h30 às 23h30 Dia 3 (sábado): das 20h30 às 23h30 Dia 4 (domingo): das 20h30 às 23h30 Dia 5 (segunda-feira): - das 15h às 16h30 - ensaio - às 17h - concerto de encerramento do curso e entrega de diplomas
- jantar
No final do curso, os coralistas receberão um certificado de participação no coro piloto do Curso de Direcção Coral.
Formação, a chave para o sucesso! Há já alguns anos que o Orfeon Académico de Coimbra tem vindo a desenvolver projectos nesta área, porém, pretendemos que este seja o ano da afirmação.
Além de vários Workshops ou cursos de pequena duração, pretende o Orfeon Académico de Coimbra afirmar-se como uma verdadeira escola de canto em Coimbra, com cursos de longa duração.
A qualidade dos seus formadores e dos currículos apresentados para cada turma será o factor diferenciador em relação a outros projectos já apresentados. Além disso, as parcerias e contactos já efectuados prevêem que os custos para os formandos sejam mínimos, tentando desta forma abranger o maior leque possível de público.
Próximas actividades:
- Curso de Direcção Coral pelo Maestro Artur Pinho
- Curso de Técnica Vocal pelo Prof. Vianey da Cruz
- Curso de Canto de longa duração(previsto para meados de Outubro).
Os preços dos cursos de curta duração incluem alojamento dos formandos, durante a sua duração - contactar o OAC.
Para fazeres a inscrição podes dirigir-te à Sala Maestro Joel Canhão, no 4º Piso do Edifício da AAC ou aparecer na Sala de ensaios Rapouso Marques, no 1º Piso do Edifício da AAC à hora dos ensaios.
Podes também contactar-nos por telefone, fax ou e-mail!
Hoje, 4 de Setembro (sexta-feira), Convívio de Rentrée, a partir das 23h, na sala de ensaios do Orfeon - sala Raposo Marques, no 1º andar da AAC.
Música, bebida, boa disposição e muita diversão são os ingredientes desta festa, que, juntamente com o recomeço dos ensaios, marca o início de mais um ano atrístico do Orfeon!
No dia 24 de Julho (sexta-feira), às 17h30, o Orfeon Académico de Coimbra irá tirar a sua Fotografia Oficial para o ano artístico 2009/2010. A foto será tirada na escadaria da Via Latina, no Pátio das Escolas.
Nesse mesmo dia, haverá jantar em local e hora a definir. As inscrições para o jantar já estão abertas!
O repto que vos lançamos é que escrevam um texto sobre o "vosso" Orfeon. Aquilo que é, que foi ou que esperam a vir que seja. Contem a vossa história por cá ou simplesmente um episódio vivido.
Os textos poderão ser enviados para o mail do Orfeon(devidamente assinados) e depois serão publicados aqui no blog, pedimos apenas que tenham em atenção o tamanho dadas as limitações do próprio blogger.
Escrevam, não se inibam!!! Quem sabe não poderá dar em livro...
No próximo dia 27 de Junho realizar-se-á em Coimbra o Encontro de Coros da Queima das Fitas 2009. O evento terá início às 16h de Sábado, no Museu Machado de Castro.
Coros participantes: Orfeon Académico de Coimbra Coro Misto da Universidade de Coimbra Coro Académico da Universidade do Minho
No próximo dia 21 de Junho, o Orfeon Académico de Coimbra irá participar no Encontro Nacional de Fraternidades da Ordem Terceira de S. Francisco. Este evento terá lugar na Escola Secundária D. Duarte, e a actuação do Orfeon será pelas 14h30 e terá duração de cerca de 30 minutos.
Orfeonistas:
Os convocados deverão estar às 13h45 na Escola Secundária D. Duarte.
Os escalados deverão estar no edifício da AAC às 13h15.
No âmbito das Cerimónias Comemorativas da Brigada de Intervenção, o Grupo Complementar de Fados do Orfeon Académico de Coimbra vai participar no Encontro de Artes e Mostra Gastronómica, que terá lugar no Quartel de Sant'Ana (Coimbra), no dia 30 de Maio de 2009, a partir das 11h30. A actuação do Grupo de Fado será por volta 20h.
Fica o convite a todos para participar no 3º Encontro de Artes e Mostra Gastronómica da Brigada Ligeira de Intervenção e assistir ao espectáculo.
No próximo dia 22 de Maio (sexta-feira), o Orfeon actuará na Gala de Aniversário de Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra.
Esta Gala terá lugar no refeitório do Mosteiro de Alcobaça, às 21h30.
Para além do Orfeon Académico de Coimbra, actuarão também o grupo Rags da Tuna Académica da Universidade de Coimbra e o grupo de Fados, também da TAUC.
Para que não fiquem dúvidas.... Aqui está o vídeo da participação do Orfeon Académico de Coimbra no programa da RTP 1 dedicado à Queima das Fitas 2009. Apreciem!!
Agradecemos ao orfeonista Pedro Lopes a cedência da gravação.
Avisam-se todos os Orfeonistas, que o Jantar da Queima das Fitas 2009 irá realizar-se no dia 5 de Maio (Terça-feira). Por e-mail ou qualquer outro meio, façam chegar as vossas inscrições... A presença de todos é bem vinda. O Jantar vai ser no Restaurante "Cova Funda", antigo "Espanhol". Mais pormenores com a inscrição.
O blog tem novas funcionalidades, uma agenda e o canal directo do Youtube, além disso encontra-se ja presente no Twitter e no Facebook. Com estes novos itens será mais fácil seguir toda a actualidade do Orfeon Académico de Coimbra.
Para os Orfeonistas fica a informação de que se encontram abertas as inscrições para o próximo fim-de-semana de trabalho, a realizar no fim-de-semana de 6 e 7 de Junho em local ainda a definir.
Como é costume, o Orfeon Académico de Coimbra irá actuar no Sarau de Gala da Queima das Fitas. Este ano, o Sarau será dia 1 de Maio (sexta-feira), às 21h, no Teatro Académico Gil Vicente.
No âmbito das comemorações dos 40 anos da crise estudantil de 1969 irá realizar-se Sábado, dia 18 de Abril pelas 21h30m, o espectáculo "Canção de Coimbra - Bandeira da Liberdade"
no Convento de S. Francisco, com a participação do Orfeon Académico de Coimbra, entre outros.
Excerto do espetáculo do OAC de dia 4 de Abril na Sé Nova (Coimbra). Os nossos agradecimentos a todos os orfeonistas que participaram na preparação e no espectáculo, à Orquestra Clássica do Centro, a todos os presentes, e um especial obrigado ao Maestro Artur Pinho!!!